Diplomata Social

Diplomata Social

O Programa Educacional Diplomata Social foi fundado em 2019 por alunos de relações internacionais e hoje atua por meio da ESPM Social e conta com diversos membros de todos os cursos da faculdade.

Tal projeto visa democratizar a educação e a cultura de simulações da ONU para alunos do Ensino Médio público de São Paulo. Para atingir esse objetivo, o programa conta com uma equipe de integrantes da  ESPM Social que, com a orientação da professora voluntária Paola Rangel, ministra aulas de geopolítica, história e atualidades. Além disso, realizam a Culminância, evento em que os alunos da instituição pública pré-selecionada realizam um debate acerca dos conteúdos aplicados e de um tema pré-selecionado nas aulas guiadas pelos participantes da entidade.

Portanto, as principais funções da equipe são: 

  1. Preparar e ministrar aulas na eletiva da Escola Estadual;
  2. Busca por patrocínios para a culminância;
  3. Organização das redes sociais para mobilizar os alunos;
  4. Realização da simulação final.

Por fim, é importante ressaltar que o programa educacional é fruto do acordo trilateral entre o ERESP (que fornece toda assistência técnica necessária), a ESPM (que designou uma equipe de estudantes e um professor orientador responsável), e a Delegacia Regional de Ensino (que designou uma escola da rede estadual para que os voluntários pudessem lecionar). Tais organizações possibilitam que o projeto se conclua de forma bem sucedida, conseguindo atingir centenas de alunos com um aprendizado único e uma experiência inesquecível.

Siga o Diplomata Social nas redes sociais!