O que é a ESPM Social?
A ESPM Social é uma Agência de Voluntariado Universitário com foco marketing, gestão e comunicação. Representa o braço didático-pedagógico de Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSC) da ESPM. É um espaço voltado para a formação de futuros profissionais com consciência ética e cidadã, engajamento social e preocupados com a construção de um mundo ambiental, social e economicamente sustentável e inclusivo.
A agência nasceu como resultado de um processo que, no final dos anos 1990, traz para a ESPM uma reflexão sobre o terceiro setor, ética, e responsabilidade social. Gerida por alunos sob a supervisão de professores, sua consolidação se deu a partir de 2001 com a realização das primeiras atividades de mobilização do corpo discente em torno de causas sociais (como geração de renda em comunidades carentes) e assessoria às organizações do terceiro setor.
Desde seu início, a ESPM Social, um dos objetivos centrais da ESPM Social esteve focado em procurar realizar projetos que pudessem contribuir para melhoria da realidade sócio ambiental. Foram diversos projetos de desenvolvimento social para comunidades de baixo IDH, com experiências bem sucedidas. Um exemplo é o projeto Arimaman, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp -, realizado em Cananéia e em Vale do Ribeira (SP). Esta ação conquistou o VIII Prêmio Banco Real/Universidade Solidária. Atualmente, são três as maiores intervenções em comunidade promovidas pelos voluntários da ESPM Social:
As Consultorias de Marketing e Comunicação, realizadas gratuitamente para ONGs e OSCIPs, buscando auxiliá-las em seus processos de gestão, comunicação, melhoria de posicionamento, incremento da captação de recursos e aprimoramento de seu desempenho.
O Programa Educacional Profissão Social, que leva conteúdos de marketing, comunicação e gestão em forma de mini cursos e oficinas para estudantes da rede pública de ensino;
O Programa Educacional Diplomata Social, uma parceria entre a ESPM, Itamaraty e Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, que leva a cultura internacionalista da ONU para estudantes da rede pública de ensino.
A agência também organiza inúmeros eventos para difundir a noção de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental dentro da própria ESPM, que incluem doações de sangue, palestras pontuais, arrecadações de renda, entre outros.
Em poucas palavras, a ESPM Social é uma agência formada por alunos que trabalham em prol de uma sociedade baseada na sustentabilidade e responsabilidade social.