Grupo de Pesquisa Social

Grupo de Pesquisa Social

A equipe foi criada em 2017, partir de uma parceria com o CEDS (Centro ESPM de Desenvolvimento Social) com a ESPM Social, com o objetivo de desenvolver pesquisas de cunho acadêmico a partir de demandas na área da sustentabilidade, terceiro setor, negócios de impacto e temas correlatos. Assim, seu propósito é capacitar os voluntários na elaboração de pesquisas dessa natureza, estimulando-os produzir material sistematizado que alimente a produção de publicações sobre estes assuntos, além de fornecer subsídios para outras ações da ESPM Social ou da ESPM.

No primeiro semestre de 2019, foi feita a aplicação da metodologia qualitativa para concluir a pesquisa iniciada em 2018 intitulada Marketing e Comunicação nos negócios de impacto social; no segundo semestre, o tema foi Empreendedorismo social e o impacto nas empresas da incubadora da ESPM. Com o professores orientadores, GPS conta com o coordenador do CEDS, o prof. Marcus Nakagawa e o prof. Marcos Silva e Silva. No segundo semestre, a equipe teve a colaboração do doutorando em Gestão Internacional da ESPM, Fernando Silva, que atuou como estudante voluntário dos trictosensu. Para mais, os voluntários realizam como atividade complementar atividades de divulgação das causas pesquisadas promovendo eventos e nas mídias sociais, como no Instagram @socialgps e a página no Facebook “Câmbio, se Liga”.

A Pesquisa 2021

Nesse semestre, o tema de pesquisa é “Negócios de Impacto Social Coordenados por Empreendedores Negros” pretendendo entender e analisar a natureza dos benefícios gerados por tais empreendimentos, a partir das ODS (o que é o diferencial dessa pesquisa).

O projeto semestral em si seguirá métodos rígidos de pesquisa e acontecerá em dois momentos: o primeiro contará com a formulação de um questionário quantitativo e será realizado neste primeiro semestre de 2021, para que dessa forma possa obter dados objetivos e abrangentes a partir de um número significativo de entrevistados; já no segundo semestre será realizada uma pesquisa qualitativa. Ambos resultados divulgados em relatórios (parcial e final) no final de cada semestre.

Foi firmada parceria com a empreendedora Adriana Barbosa, fundadora da Preta Hub (hub de criatividade, inventividade e tendências pretas) e Feira Preta (plataforma responsável por criar projetos para valorizar a cultura negra e realizar anualmente o maior evento de empreendedorismo negro da América Latina). Além de 99jobs (Uma plataforma adaptativa criada com objetivo de conectar, de forma prática, candidatos a empresas e vagas de trabalho de seu interesse); Ecos do Meio (Uma rádio web que busca debater, educar e orientar sobre práticas voltadas à preservação e saúde do ser humano no seu meio ambiente); REAFRO (A Rede Brasil Afroempreendedor é uma associação sem fins lucrativos que tem a missão de fortalecer o afroempreendedorismo por meio da educação empreendedora) e NEABI (O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFSP tem por objetivo a promoção de estudos e ações sobre a temática das relações étnico-raciais na instituição educacional).

A parceria se dá no apoio da identificação dos respondentes, apoio para divulgação do questionário sugestão e validação no projeto de pesquisa, divulgação dos resultados da pesquisa, participação nos debates e apoio em futuros projetos de inserção das ODS nos empreendimentos.

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