O New York Fashion Week é um desfile que acontece todos os anos e conta com diversos designers de marcas luxuosas na cidade de Nova Iorque. A edição deste ano (2023) ocorreu entre 7 e 13 de Setembro. O evento reuniu grandes nomes como: Gigi Hadid, Naomi Campbell, Katie Holmes e até mesmo as brasileiras Malu Borges e Bianca Andrade. Marcas como: Carolina Herrera, Dion Lee e a polêmica Coach também marcaram presença.
Na noite anterior à estreia oficial do NYFW, a Coach estreou sua presença nos desfiles da temporada deste ano. Durante o evento, duas manifestantes da ONG PETA (Pessoas pela Ética no Tratamento de Animais) invadiram a passarela para protestar sobre o uso do couro em peças da marca. A primeira surgiu com uma pintura corporal representando músculos e tendões, enquanto a outra carregava um cartaz com a mensagem: “Coach: leather kills” (Coach: o couro mata).
Em uma sala lotada de celebridades globais, marcas mundialmente renomadas e um evento gigante e cheio de visibilidade, a discussão sobre o tópico pareceu mais pertinente do que nunca. O couro segue sendo um dos materiais mais escolhidos pela indústria da moda, e consequentemente, milhões de animais são sacrificados para obtenção do tecido de maneira cruel. Não é surpresa alguma que a retirada de suas peles traz sofrimento, que vão desde os maus tratos na sua criação, até a retirada que é feita, em grande parte, enquanto os animais ainda estão vivos.
Apesar do uso do couro exótico já ter virado tabu entre os designers (em 2020, o grupo Prada, junto da Câmera de Moda Italiana, começou a explorar soluções alternativas para materiais de origem animal), as próprias marcas evitam conscientizar seus consumidores sobre o assunto. O que deixa mais claro o objetivo da PETA, uma organização não governamental que atua mundialmente na defesa dos direitos dos animais e que se manifesta no mundo fashion através de protestos em desfiles de grande escala.
Ademais, o que a Coach tem a ver com essa pauta? Desde 1941, ano em que a marca surgiu, a Coach está entre as marcas mais consumidas para clientes de luxo que buscam peças de couro e seu renome não dá sinal algum de diminuir. Apesar da marca possuir Upwoven, acessórios feitos de tiras de couro descartadas em fábricas, como parte das iniciativas Coachtopia e Coach (Re)Loved, não demonstra ter planos sobre a introdução de opções veganas para seus itens de couro.
Em uma era em que os avanços tecnológicos sustentáveis se mostram cada vez mais ágil, é inadmissível que uma marca com um porte como o da Coach não se movimente no mesmo ritmo. Nas redes sociais, manifestações socioambientais estão cada vez mais comuns e a pauta vem se tornando cada vez maior. No entanto, o universo fashionista ainda tem um longo caminho pela frente e a pressão só está aumentando.
Publicado em: 09/10/2023
Autora: Roberta Guimarães de Oliveira