A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL

Na sociedade hoje, a educação sexual é abordada de forma muito abrangente e pouco falada. Há uma necessidade, principalmente no Brasil, de inserir essa pauta no nosso cotidiano, e por isso a ESPM Social decidiu trazer esse assunto para o evento que fazemos chamado Semana da Educação. O evento de 3 dias trouxe convidados como a sexóloga Gabriela Marinho, o mestre Allan Gomes de Lorena, a documentarista Adriana Yãnez e a delegada Jamila Ferrari para compartilharem um pouco sobre o assunto com os estudantes. 

A Organização das Nações Unidas (ONU), encoraja a educação sexual  pois diz que está relacionada ao direito que toda pessoa tem à saúde, educação, informação e não discriminação. Mesmo que ainda considerada um tabu, quando discutida desde cedo em casa e nos ambientes educacionais, ela é capaz de auxiliar no autoconhecimento, evitar casos de violência sexual e gravidez precoce na infância e na adolescência.  Por isso, para a diminuição da vulnerabilidade desses casos é necessário implementar o assunto nos diversos meios de comunicação do cotidiano de um adolescente ou criança.

A educação sexual também nos ajuda a compreender um pouco sobre autoconhecimento e autocuidado, com ela conseguimos entender um pouco mais sobre nosso próprio corpo sem ignorar a realidade das IST ‘s e os devidos cuidados que devemos tomar em relação a nossa saúde mental e física. Na Semana da Educação, abordamos sobre os diversos problemas de saúde que a falta de informação sobre prevenção e autoconhecimento podem trazer, sendo sempre necessário a consulta de sexólogos, médicos e auxílio dos pais para estes não ocorrerem. 

A partir desse evento, os estudantes conseguiram entender um pouco mais sobre as problematizações da falta da educação sexual e conhecer mais sobre o assunto, possivelmente os auxiliando em suas próprias vidas pessoais. A importância de trazer profissionais que tenham ampliado a visão de todos sobre o assunto foi enriquecedor e esperamos que no futuro os ambientes educacionais e familiares abordem esse tema cada vez com mais facilidade. 

Todos devemos tomar cuidado com nossa saúde física e mental, e a educação sexual não pode ser excluída disso, entender mais sobre nosso corpo é uma pauta essencial para a sociedade como um todo e especialmente a brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *