COPA DO MUNDO FEMININA: O PROTAGONISMO FEMININO

A nona edição do torneio mundial de seleções femininas ocorrerá de 20 de julho a 20 de agosto de 2023, e o Brasil estreia no dia 24, contra o Panamá, às 8h (de Brasília. O Mundial deste ano ocorreu em dez estádios distribuídos em nove cidades da Nova Zelândia e da Austrália, sendo a primeira vez que uma edição do evento será realizada no hemisfério sul. A partir disso, a Fifa decidiu aumentar o número de seleções participantes de 24 para 32, a fim de igualar o formato do torneio masculino. Pode-se destacar que já houveram 21 disputas da Copa Masculina e somente 8 da Copa Feminina. 

Historicamente, percebemos a discrepância, desigualdade salarial e descredibilização da mulher que vive o futebol que precisa ultrapassar constantes barreiras para manter sua paixão pelo esporte. O protagonismo da mulher no esporte foi e é ofuscado, mas com o aumento da luta feminista isso vem progredindo lentalmente. 

Precisamos falar sobre a maior artilheira da história da competição, tanto no masculino quanto no feminino, é a brasileira Marta, com 17 gols. A jogadora, 6 vezes campeã de melhor do mundo pela FIFA estará no Grupo F da Copa do Mundo 2023 para competir pelo Brasil. No entanto, não é tão valorizada no futebol quanto os jogadores homens, mesmo conquistando o mesmo que eles.  A esperança é que o futebol feminino ganhe mais voz cada vez mais. De acordo com uma pesquisa do Kantar Ibope, as mulheres já representam 44% da base de fãs de futebol no Brasil, e a previsão é que isso aumente gradualmente.

A edição deste ano também terá uma mascote pinguim nomeada de  Tazuni, nome que nasceu da combinação do mar da Tasmânia com a palavra “unidade “. Tal nome tem objetivo de levar a emoção do esporte para uma nova geração de torcedoras jovens e as identificarem com sua história. De acordo com o Uol Esportes: “Estamos empolgados em vê-la desempenhar esse papel de liderança no torneio e inspirar uma nova geração à medida que o futebol feminino e a Copa do Mundo Feminina continuam a alcançar uma grandeza sem limites”. 

A Copa Feminina 2023 está chegando a hora de apoiar as mulheres nessa Copa é essencial e necessário para a história destas ser valorizada. Estamos todos juntos pela igualdade de gênero, de salário e a credibilização das jogadoras porque torcer pelo Brasil nunca foi tão importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *