DOAÇÃO DE SANGUE

   Você sabe quando e como ocorreram as primeiras transfusões de sangue em humanos? Pelo que se tem registro elas se iniciaram no século 17 e aconteciam de maneira experimental, sendo todas elas heterólogas, ou seja, eram feitas com sangue de animais, fato que explicava os grandes fracassos. As primeiras transfusões em humanos aconteceram apenas no século 19 por James Blundell, realizando o feito em mulheres com hemorragia pós-parto, após muitos experimentos realizados em animais.

A doação de sangue é de extrema importância, pois apenas com uma doação você pode salvar até quatro vidas. Porém para poder doar é necessário alguns pré-requisitos: Pesar no mínimo 50kg, ter entre 16 e 69 anos completos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, sem piercing ou tatuagem nos últimos 12 meses, ter um intervalo mínimo desde a última doação (2 meses para homens e 3 meses para mulher) e estar bem alimentado.

O processo da doação, possui algumas etapas: no hemocentro você faz o seu cadastro e logo em seguida é encaminhado para uma triagem clínica, etapa em que é realizada uma avaliação clínica, epidemiológica e um exame físico e é importante responder todas as perguntas feitas pelo profissional com sinceridade, até porque todas essas informações são armazenadas com sigilo total, a segunda etapa é a de doação que dura aproximadamente 15 minutos e o processo todo dura 40 minutos, pois o paciente deve ficar em observação após a doação, logo em seguida, a amostra de sangue passa por testes de sorologia, biologia molecular e imuno-hematológico, que é quando o tipo de sangue e suas características são descobertas. Após os resultados dos exames, acontece, enfim, a transfusão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *