O que é e como funciona a Consultoria da ESPM Social?
Preocupadas com causas diversas, nem sempre as organizações do terceiro setor – ONGs e OSCIPs – têm tempo e recurso de sobra para trabalhar profundamente disciplinas como comunicação, marketing e gestão. Muitas vezes, quando os recursos são escassos, as organizações mantém o foco na atuação do dia-a-dia, cruciais aos seus beneficiários e comunidade.
Foi sob este enfoque que a ESPM Social inaugurou, em 2002, sua equipe de consultoria. Pioneira no voluntariado universitário com foco em negócios, a agência presta consultorias gratuitas em marketing, comunicação e gestão para organizações do terceiro setor. Desde que o trabalho começou, centenas de organizações já receberam consultoria da ESPM Social.
“Quando a Social começou com este trabalho, em 2002, nós percebemos que fazer a consultoria era uma forma muito apropriada de impactar o terceiro setor, utilizando-se das ferramentas de marketing e gestão, que são especialidade da nossa escola” conta Fred Lucio, que é professor da ESPM e Coordenador Acadêmico da ESPM Social.
Semestralmente, a Consultoria é dividida em cerca de 08 grupos que, compostos por 04 consultores, constroem a consultoria. Primeiro, os consultores debruçam-se sobre os ambientes interno e externo à organização. Feita esta primeira análise, o grupo monta um diagnóstico situacional, elencando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à ONG e/ou OSCIP. Em seguida, com o propósito de melhorar a eficácia dos serviços prestados pela organização, é elaborado um plano de ação com sugestões de aprimoramento.
Estima-se que mais de 200 organizações já foram beneficiadas com a consultoria da ESPM Social desde que os trabalhos se iniciaram, em 2002.